Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: uma reflexão sobre a gestão da saúde e doença da classe-que-vive-do-trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.15069

Palavras-chave:

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Classe-que-vive-do-trabalho, Sistema Único de Saúde

Resumo

Busca-se realizar uma discussão acerca da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), no contexto brasileiro, a partir de uma reflexão sobre o processo de saúde e doença da classe-que-vive-do-trabalho. Para tanto, parte-se do pressuposto teórico que uma política, quando delineada e implementada, pode resultar num processo duplo, produzindo por um lado, personagens sociais e por outro, estabelecendo um domínio de intervenção do Estado. A partir da análise realizada, verificou-se que no âmbito do Sistema Único de Saúde, a atuação é voltada apenas para o tratamento das doenças, invisibilizando os trabalhadores, deixando, assim, de relacionar o processo de trabalho com o adoecimento. Ademais, identificou-se que embora seja uma política com atenção ampla aos trabalhadores, no imaginário social, tem como personagem o trabalhador inserido no mercado formal, que desempenha atividades de risco relacionadas ao “trabalho pesado”. Com relação aos limites de atuação do Estado, pode-se observar que agindo apenas com medidas de tratamento, não se assegura a promoção e prevenção da ST. Esse desempenho, por sua vez, leva-nos a concluir que o foco da atenção estatal parece estar direcionado, prioritariamente, para os interesses econômicos do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maritânia Salete Salvi Rafagnin, Universidade Católica de Pelotas

Doutoranda em Política Social e Direitos Humanos e Mestra em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Bolsista CAPES.

Thiago Ribeiro Rafagnin, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Docente do Curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia, na vaga de Direito Constitucional. Doutor em Política Social e Direitos Humanos pelo PPGPSDH/UCPel.

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Rafagnin, M. S. S., & Rafagnin, T. R. (2020). Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: uma reflexão sobre a gestão da saúde e doença da classe-que-vive-do-trabalho. Barbarói, (57), 88-102. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.15069

Edição

Seção

Artigos