Fatores sociais que contribuem para o acolhimento institucional de idosos

Autores

  • Simone Vivian Moura Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.15212

Palavras-chave:

Idoso. Família. Vulnerabilidade Socioeconômica. Acolhimento Institucional

Resumo

Verifica-se um aumento significativo no contingente de pessoas idosas no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima que até o ano 2030, o percentual de idosos deverá superar o de crianças e adolescentes em cerca de quatro milhões. Grande parte de idosos necessitam de cuidados em decorrência da redução da capacidade funcional, no entanto, nem todos conseguem ser assistidos pelos seus familiares, pois existem fatores sociais que impedem que esse suporte seja praticado no seio familiar, como por exemplo, a vulnerabilidade socioeconômica. O presente artigo tem por objetivo realizar uma discussão sobre os critérios para o acolhimento nas Instituições de Longa Permanência para Idosos sob a ótica de garantia de direitos. O percurso metodológico do estudo aqui proposto aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica documental. Verificou-se que o acolhimento institucional no âmbito da política de assistência social, ocorre em regime de internato, sendo indicado aos idosos sem vínculo familiar e com algum grau de dependência, bem como aos idosos em situação de violação de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Vivian Moura, Centro Universitário UNA

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (2009); especialização em Instrumentalidade do Serviço Social pela Universidade de Viçosa (2013); mestranda do curso Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Atualmente é tutora do curso superior em Serviço Social da Faculdade Pitágoras (desde 2019); Assistente Social da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (desde 2018) e Assistente Social da Associação Mineira de Reabilitação (desde 2009).

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Moura, S. V. (2020). Fatores sociais que contribuem para o acolhimento institucional de idosos. Barbarói, (57), 204-217. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.15212

Edição

Seção

Artigos