Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente

Autores

  • Wilian Gomes da Silva Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Gravataí/RS https://orcid.org/0000-0001-9738-6090
  • Simone Regina Sandri Modesti Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Gravataí/RS

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15558

Palavras-chave:

autismo, educação especial, diagnóstico

Resumo

No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Gomes da Silva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Gravataí/RS

Acadêmico de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS), Campus Gravataí. Cursando o último semestre do referido curso. Atualmente, realiza Estágio Curricular na ênfase 'Processos Clínicos e Psicoterápicos (Psicanálise)' no Núcleo Integrado de Psicologia (NIP) da ULBRA/Gravataí.

Simone Regina Sandri Modesti, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Gravataí/RS

Psicóloga da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH (FADERS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Gravataí/RS. Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Gomes da Silva, W., & Sandri Modesti, S. R. (2021). Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente. Barbarói, (58), 122-140. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15558

Edição

Seção

Artigos