Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15558Palavras-chave:
autismo, educação especial, diagnósticoResumo
No que tange à escolarização de crianças autistas, o debate sobre o diagnóstico tem sido central, circulando entre os docentes sem muitas interrogações e delineando os percursos escolares desses sujeitos. Neste artigo, de natureza qualitativa e exploratória, tivemos por objetivo discutir as implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas, buscando seus sentidos e significados no fazer docente. Para tanto, foram entrevistadas seis (6) professoras, de duas escolas, municipal e estadual, da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se de Roteiro de Entrevista Semiestruturada e Questionário Sociodemográfico. Os dados das entrevistas foram transcritos e analisados através da Análise Institucional do Discurso (AID). Como referencial teórico, utilizou-se dos aportes da psicanálise. Os resultados apontam ser o laudo médico-psicológico, para as professoras, fundamental na condução do trabalho, bem como para a disponibilização dos recursos escolares que o aluno tem direito.Downloads
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Publicado
2021-01-26
Como Citar
Gomes da Silva, W., & Sandri Modesti, S. R. (2021). Implicações do diagnóstico no trabalho pedagógico com crianças autistas: sentidos e significados no fazer docente. Barbarói, (58), 122-140. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15558
Edição
Seção
Artigos
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