Suicídio e sofrimento social no capitalismo: desemprego e expressões da questão social

Autores

  • Fernanda Nunes da Rosa Mangini Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-1505-3784
  • Igor Sastro Nunes Assistente Social, residente em Saúde Mental Coletiva. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15857

Palavras-chave:

Suicídio, Desemprego, Questão Social, Capitalismo

Resumo

O suicídio é considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas pouco se estuda qual a ligação desse fenômeno complexo junto as expressões da questão social. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do capitalismo no adoecimento da classe trabalhadora e de que forma as expressões da questão social influenciam no desejo de morte do trabalhador. Tendo como resultados o entendimento de que as expressões da questão social produzidas pela sociedade capitalista têm forte influência no desejo de morte dos trabalhadores, sendo necessário além de respostas individuais, respostas coletivas de enfrentamento a essa demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período de doutorado sanduíche na Universidad de Sevilla (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também atua como Tutora de Núcleo na área de Saúde Mental do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (PRIMIS) da Universidade Federal de Santa Maria.

Igor Sastro Nunes, Assistente Social, residente em Saúde Mental Coletiva. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Brasil.

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), residente em Saúde Mental Coletiva. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Mangini, F. N. da R., & Nunes, I. S. (2021). Suicídio e sofrimento social no capitalismo: desemprego e expressões da questão social. Barbarói, (58), 154-171. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15857

Edição

Seção

Artigos