A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL, ESTABELECENDO ALTERNATIVAS PARA JOVENS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16007Palavras-chave:
Palavras-chave, Percepção, Docente, Trabalho.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo apreender a percepção dos docentes no processo de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, participantes do Programa de Jovem Aprendiz, no município de Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, que será desenvolvida em organização não governamental (ONG) do terceiro setor. Delimitou-se o trabalho docente como objeto deste estudo bem como as reflexões e as práticas aplicadas em relação ao jovem em sala de aula. A revisão da literatura permitiu constatar problemas centrais como a ausência de estudos sobre a percepção docente da rede sociassistencial, a formação e condições de trabalho docente. Os temas que fazem parte desta pesquisa foram subdivididos em tópicos: o trabalho, a juventude, a atuação docente e a educação profissional. Procurou-se pesquisar a maneira como os docentes compreendem o contexto, a seleção e organização de diferentes conteúdos e como qualifica o processo de formação, aquisição de conhecimento e interpretação dos jovens na educação profissional. Pretendeu-se principalmente examinar entre os docentes se as contribuições teóricas têm sido suficientes para provocar mudanças na perspectiva de superação da vulnerabilidade social e da ampliação da cidadania desses jovens para a valorização de seu potencial humano. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma na reflexão sobre a percepção do docente na educação profissional e para a formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social. Palavras-chave: Percepção, Docente, Trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-02-27
Como Citar
FRANÇA, R. dos S. (2023). A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL, ESTABELECENDO ALTERNATIVAS PARA JOVENS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Barbarói, (63), 155-182. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo. -------------------------------------------------------- Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência). Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista. Atenciosamente, Nomes assinaturas de todos os autoresEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.