A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL, ESTABELECENDO ALTERNATIVAS PARA JOVENS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Rodrigo dos Santos FRANÇA Centro Universitário Una - Pós graduação - Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local - Atualmente é Educador Social/Assistente - Superintendência de Educação para o Trabalho na Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte https://orcid.org/0000-0003-2783-3953

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16007

Palavras-chave:

Palavras-chave, Percepção, Docente, Trabalho.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apreender a percepção dos docentes no processo de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, participantes do Programa de Jovem Aprendiz, no município de Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, que será desenvolvida em organização não governamental (ONG) do terceiro setor. Delimitou-se o trabalho docente como objeto deste estudo bem como as reflexões e as práticas aplicadas em relação ao jovem em sala de aula. A revisão da literatura permitiu constatar problemas centrais como a ausência de estudos sobre a percepção docente da rede sociassistencial, a formação e condições de trabalho docente. Os temas que fazem parte desta pesquisa foram subdivididos em tópicos: o trabalho, a juventude, a atuação docente e a educação profissional. Procurou-se pesquisar a maneira como os docentes compreendem o contexto, a seleção e organização de diferentes conteúdos e como qualifica o processo de formação, aquisição de conhecimento e interpretação dos jovens na educação profissional. Pretendeu-se principalmente examinar entre os docentes se as contribuições teóricas têm sido suficientes para provocar mudanças na perspectiva de superação da vulnerabilidade social e da ampliação da cidadania desses jovens para a valorização de seu potencial humano. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma na reflexão sobre a percepção do docente na educação profissional e para a formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, pois esse campo encontra-se em constante transformação, no contexto político, econômico ou social. Palavras-chave: Percepção, Docente, Trabalho.

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Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos FRANÇA, Centro Universitário Una - Pós graduação - Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local - Atualmente é Educador Social/Assistente - Superintendência de Educação para o Trabalho na Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), pós graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2006), mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2019). Atualmente é Educador Social/Assistente - Superintendência de Educação para o Trabalho da Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte, foi professor da Sociedade de Ensino Superior Centro Mineiro - FACEMBH

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

FRANÇA, R. dos S. (2023). A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA REDE SOCIOASSISTENCIAL, ESTABELECENDO ALTERNATIVAS PARA JOVENS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Barbarói, 1(63), 155-182. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16007

Edição

Seção

Artigos