Criando Aberturas em Regime Fechado: percursos por entre o trabalho como atividade no âmbito da Socioeducação

Autores

  • Veronica Dalla Costa Flores Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://orcid.org/0000-0002-7783-5351
  • Fernanda Spanier Amador Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16055

Palavras-chave:

Trabalho como Atividade, Socioeducação, Poder de Agir

Resumo

A pesquisa a qual tratamos neste artigo visou a produção de questões clínicas do trabalho com Agentes Socioeducadores, problematizando a expansão do poder de agir em meio às tensões educar/punir/vigiar características do exercício neste campo. Amparamo-nos na Clínica da Atividade e Ergologia. Tais perspectivas afirmam que trabalhar implica em gerir a distância entre o prescrito e o real, buscando analisar como trabalhadores efetuam cotidianamente microgestões dos processos laborais mediante imprevisibilidades e os modos como experimentam o trabalho, produzindo transformações através de relações entre si e o mundo. A metodologia operou pela pesquisa-intervenção cartográfica, utilizando diários de campo, observações, análise documental, acompanhamento das situações concretas de trabalho, formação de espaços coletivos junto aos trabalhadores e Instrução ao Sósia. As análises permitiram explorar peculiaridades da dinâmica expansão-constrangimento do poder de agir no trabalho da Socioeducação, discutindo que cuidar da saúde pelo cuidado do ofício abre perspectivas para a instauração de relação éticas por entre a expansão do poder de agir no trabalho socioeducativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica Dalla Costa Flores, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Spanier Amador, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do n-pista(s) – Núcleo de Pesquisas Instituições, Subjetivação e Trabalho em Análise (s).

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Flores, V. D. C., & Amador, F. S. (2024). Criando Aberturas em Regime Fechado: percursos por entre o trabalho como atividade no âmbito da Socioeducação. Barbarói, (64), 142-166. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16055

Edição

Seção

Artigos