A Sociedade Espectral: fantasmagorias e imaginação política na sociologia de Avery F. Gordon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16072

Palavras-chave:

Fantasmagoria. Sociedade. Sociologia. Imaginação. Política

Resumo

Este artigo especula como lidar com as fantasmagorias da modernidade, a partir das obras sociológicas de Avery F. Gordon sobre os modos de governança, expandindo a compreensão sobre o poder espectral da sociedade em suas dimensões de fetichismo, utopia e mudança/mobilidade em uma aposta na imaginação política. Trata-se de uma aposta para a elaboração de uma sociologia comprometida com as mudanças das suas logísticas de reprodutibilidade das metafísicas e pós-metafísicas, responsáveis diretas pela manutenção do mundo tal como o conhecemos, tomando o caráter imaginativo como uma praxiologia do despertar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Juliano Gadelha, Pesquisador colaborador do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC)

Artista e escritor. Mestre em Artes pelo Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (ICA - UFC), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS - UFC) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Gadelha, J. J. (2024). A Sociedade Espectral: fantasmagorias e imaginação política na sociologia de Avery F. Gordon. Barbarói, (64), 188-206. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16072

Edição

Seção

Artigos