O TRABALHO DAS EDUCADORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a construção de analisadores

Autores

  • Vilene Moehlecke Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Rio do Sinos https://orcid.org/0000-0001-6357-9273
  • Fernanda Spanier Amador Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia Social e Institucional, Instituto de Psicologia. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16278

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Corpo, Grupos, Tecnologia.

Resumo

A pandemia de novo Coronavírus nos exigiu diversas ações de isolamento social. No contexto da Educação, muitos desafios surgiram nessa nova realidade pandêmica. Nesse sentido, o presente artigo narra experiências cartográficas das intervenções do NISE, Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola, com cinco escolas da rede pública de ensino, de um município da região metropolitana de Porto Alegre. Ele se constrói a partir de uma pesquisa de pós-doutorado. O método utilizado é a Pesquisa-Intervenção e a Cartografia, que auxiliam na produção de conhecimento e na instauração de novas problematizações. Nossas práticas são realizadas com grupos de professores, na modalidade online, a fim de ofertar o compartilhamento de experiências frente aos desafios vivenciados. Como referencial teórico, embasamos nossa pesquisa na Filosofia da Diferença, na Análise Institucional e na Clínica da Atividade. Dessa maneira, construímos três analisadores com os grupos: o corpo e a micro-gestão do trabalho, as grupalidades remotas e as tecnologias. E, como resultados, percebemos o quanto as questões coletivas são importantes nesse momento, bem como as estratégias construídas para micro-gerenciar os processos de trabalho das educadoras, além de novos modos de lidar com as tecnologias por um coletivo de educadores (as).

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Biografia do Autor

Vilene Moehlecke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Rio do Sinos

Pós-Doutoranda em Psicologia Social e Institucional, da UFRGS. Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS. Psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola - NISE/SMED São Leopoldo/RS.

Fernanda Spanier Amador, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia Social e Institucional, Instituto de Psicologia. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia Social e Institucional, Instituto de Psicologia. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

Moehlecke, V., & Amador, F. S. (2023). O TRABALHO DAS EDUCADORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a construção de analisadores. Barbarói, 1(63), 137-154. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16278

Edição

Seção

Artigos