DILEMAS E DESAFIOS EM TORNO DA INCLUSÃO DE PESSOAS NEGRAS A PARTIR DAS COTAS RACIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS

Autores

Palavras-chave:

Cotas Raciais, Inclusão, Ações Afirmativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os dilemas e desafios em torno da inclusão (ou não) de pessoas negras na esfera do serviço público, tendo como pano de fundo as implicações da lei nº 12.990/2014, uma política de ação afirmativa que determinou a reserva de vagas a negros/as nos concursos para a admissão de trabalhadores/as na administração pública. Em suma, considera-se que a inclusão representa o conjunto de estratégias que resultam no respeito e na valorização das diferenças, nos mais diversos prismas da vida laboral e social. Como caminho para a obtenção dos dados para a pesquisa, partiu-se do envolvimento e das próprias experiências de vida dos/as autores/as do artigo em relação à temática de pesquisa, a partir da perspectiva epistemológica da Teoria Racial Crítica, de Gloria Ladson-Billings (2006). Assim sendo, as reflexões deste artigo apontam que, apesar de as cotas raciais terem feito com que mais negros/as acessem o espaço do serviço público, ainda assim não se verifica, na prática, a plena inclusão dos/as trabalhadores/as negros/as cotistas, principalmente porque tais sujeitos: (a) normalmente são vistos nos cargos menos prestigiados e mais extenuantes; (b) sofrem com o excesso de cobrança no desempenho de suas funções; (c) não são reconhecidos como servidores/as dignos de mérito e respeito por ocuparem uma função pública e; (d) são impelidos a negarem elementos de sua negritude como “tática” para que sejam mais aceitos e respeitados no ambiente laboral – aspecto este que é especialmente sensível para as servidoras públicas negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Aparecida Pimenta dos Santos Ângelo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente ocupa o cargo de Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui interesse nos seguintes temas: ações afirmativas; raça e racismo nas organizações.

Mário Luiz de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), credenciado no Programa de Pós-Graduação (nível mestrado acadêmico) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: história e educação voltadas para as relações raciais; políticas públicas e a questão racial; ações afirmativas; formas de luta do movimento negro.

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado, na área de Administração, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), lecionando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação (nível mestrado acadêmico) em Relações Étnico-Raciais (PPRER) da instituição. Tem interesse e experiência nas seguintes áreas de pesquisa: políticas públicas e ações afirmativas; gestão da diversidade; raça e racismo nas organizações.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Ângelo, C. A. P. dos S., Souza, M. L. de, & Arruda, D. de O. (2022). DILEMAS E DESAFIOS EM TORNO DA INCLUSÃO DE PESSOAS NEGRAS A PARTIR DAS COTAS RACIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16329