GESTÃO PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA: IMPASSES, CONQUISTAS E DESAFIOS

Autores

  • Elucleia Oliveira Balieiro Oliveira Oliveira Balieiro Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Palavras-chave:

Gestão Participativa. Condução Democrática. Impasses.

Resumo

A Gestão Pública Democrática refere-se ao processo de participação e controle social por parte da sociedade civil na condução da administração pública e, traduz-se em uma conquista histórica no cenário brasileiro. Coloca-se que a Gestão Participativa Democrática é assegurada legalmente, todavia, questiona-se sua real materialização. Dessa forma, o presente trabalho visou analisar o processo de efetivação da condução democrática da gestão pública municipal. Tratou-se de um estudo descritivo e de caráter qualitativo, que fez uso de pesquisa bibliográfica e documental, cujo lócus de pesquisa foi a cidade de Espinosa/MG. Constatou-se a instituição de mecanismos que viabilizam a participação e controle social da gestão púbica, no entanto esses mecanismos precisam ser apropriados e fortalecidos pela participação ativa da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Oliveira Balieiro, E. O. B. O. (2022). GESTÃO PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA: IMPASSES, CONQUISTAS E DESAFIOS. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16505