O PAPEL DO FIES E DO PROUNI NA PRIVATIZAÇÃO, MERCANTILIZAÇÃO E FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

privatização, mercantilização, financeirização

Resumo

O FIES e PROUNI são programas da política nacional de educação que têm como foco a expansão das vagas e o acesso ao ensino superior; eles são direcionados ao setor privado e possibilitam o ingresso a esse nível de ensino de estudantes em situação econômica mais vulneráveis. A despeito de se apresentarem como que comprometidos com as alternativas de inclusão social, esses programas vêm sendo determinantes para as relações de privatização, de mercantilização e de financeirização do ensino superior. Dada essa constatação, o artigo faz uma abordagem crítica dessas relações, através de uma pesquisa documental e bibliográfica, ressaltando a preocupação com a regulamentação do setor, com a priorização da educação pela via privada, com as implicações dos programas e das transformações estruturais para as instituições públicas e para a qualidade do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TATIANE SALETE MATTEI, UNIOESTE - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGRONEGÓCIO

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA)/UNIOESTE campus Toledo-PR na linha de pesquisa Economia Regional e Sociedade. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNIOESTE campus Francisco Beltrão-PR (2018) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UNIOESTE campus Francisco Beltrão-PR (2014).

ZELIMAR SOARES BIDARRA, UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Mestrado e Doutorado - (PGDRA) e do Programa de Pós-graduação – Mestrado – em Serviço Social na UNIOESTE campus Toledo-PR.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

MATTEI, T. S., & BIDARRA, Z. S. (2022). O PAPEL DO FIES E DO PROUNI NA PRIVATIZAÇÃO, MERCANTILIZAÇÃO E FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16677