AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO

Autores

Palavras-chave:

Agricultura, Agronegócio, Território

Resumo

A agricultura no Brasil em tempos de expansão e monopolização do território pelo agronegócio é o foco do presente artigo desenvolvido fundamentalmente a partir de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos, consistindo também em parte do acúmulo analítico de pesquisa de maior escopo. O estudo evidencia os avanços e permanências da agricultura no Brasil, dos primórdios - quando ainda sob hegemonia das oligarquias agrárias -, aos processos mais recentes que, a partir da modernização conservadora, desembocam, na atualidade, na ampla projeção da economia do agronegócio. Os resultados indicam as tensões desse modelo hegemônico contemporâneo, no contraponto às necessidades da agricultura familiar. Com a expansão do território pelo agronegócio, forja-se uma agricultura ultra modernizada para produção em larga escala de commodities para exportação e assentada na velha concentração da propriedade fundiária. Nessa dinâmica, vem sendo produzidas lógicas e teses em confronto, na medida em que as classes subalternizadas, afeitas ao universo familiar na produção e reprodução da vida no campo, colhem os efeitos deletérios da monopolização do território pelo capital, muitas vezes tensionando e resistindo, outras, subsumindo-se ou adaptando-se ao mercado, até por força das necessidades prementes impostas pela pobreza no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CONCEICAO DE MARIA SOUSA BATISTA COSTA

Assistente Social, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFPI

Masilene Rocha Viana, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFPI.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

COSTA, C. D. M. S. B., & Viana, M. R. (2022). AGRICULTURA NO BRASIL EM TEMPOS DE EXPANSÃO E MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16748