Educação Escolar no Paraguai: análise da atuação de professores homens com pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16789

Palavras-chave:

Gênero, Educação Especial, Paraguai, Professores Homens.

Resumo

O estudo teve por objetivo averiguar como é a educação especial paraguaia e qual a visão da comunidade escolar de Salto Del Guairá – PY acerca da atuação de professores homens com crianças com deficiência. A pesquisa de campo foi realizada mediante gravação de entrevistas com uma Supervisora Pedagógica municipal, responsável por 17 instituições escolares de Salto Del Guairá, e uma mãe que reside no mesmo município e tem uma filha com deficiência, que estudou com um docente masculino em uma instituição inclusiva brasileira, em um município que faz fronteira com o Paraguai. Os resultados evidenciam que a Educação Especial paraguaia tem uma proposta que prevê o atendimento a pessoas com deficiência, mas na prática acaba não se concretizando, devido à falta de infraestrutura. A cultura paraguaia reproduz alguns padrões sociais de gênero e, desse modo, foi identificado um certo receio dos familiares quanto a atuação do docente masculino com crianças com deficiência.

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Biografia do Autor

Matheus Kashiyama Pessoa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuou como bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Kashiyama Pessoa, M., & Peres Gonçalves, J. (2024). Educação Escolar no Paraguai: análise da atuação de professores homens com pessoas com deficiência. Barbarói, (64), 167-187. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16789

Edição

Seção

Artigos