A BANALIDADE DO MAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: impactos dos Modelos de Gestão Gerencialistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16840

Palavras-chave:

Relações de trabalho, Banalidade do mal, Ideologia gerencialista, Modos de gestão, Psicodinâmica do trabalho

Resumo

O presente artigo teórico tem como objetivo analisar a degradação das relações de trabalho nos modelos de gestão gerencialistas descritos por Vincent de Gaulejac a partir da compreensão de banalidade do mal desenvolvida por Hannah Arendt e, posteriormente, relacionada ao contexto de trabalho por Christophe Dejours. Por meio da análise da ideologia gerencialista identificada por Gaulejac – que é acompanhada por elementos como os métodos de avaliação individualizados e a instrumentalização dos trabalhadores –, são tecidas considerações a respeito de práticas de violência psicológica no ambiente laboral. Considerando que a banalização do mal se caracteriza pela supressão da faculdade de pensar e é facilitada pelo medo e por distorções comunicacionais, identifica-se que não é necessário desejar o mal de forma deliberada para ser conivente com a sua execução. Por conseguinte, pretende-se, com a construção do presente estudo teórico, contribuir à compreensão da exploração subjetiva de trabalhadores e da manutenção de práticas violentas e desagregadoras nas relações de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julise Carolina Lemonje, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Lucia Marques Stenzel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vinculada ao Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde.

Mayte Raya Amazarray, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vinculada ao Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Como Citar

Lemonje, J. C., Marques Stenzel, L., & Raya Amazarray, M. (2023). A BANALIDADE DO MAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: impactos dos Modelos de Gestão Gerencialistas. Barbarói, 1(63), 6-36. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16840

Edição

Seção

Artigos