ENTRE DOCUMENTOS, GENEALOGIA E A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS OUTRAS COM OS ESTUDOS DECOLONIAIS

Autores

Palavras-chave:

Arquivos, História Cultural, Genealogia, Decolonialidade, UNICEF.

Resumo

O presente artigo visa apresentar algumas pistas a respeito da pesquisa documental, histórica e genealógica com os estudos decoloniais, a partir da História Cultural e dos trabalhos de Michel Foucault bem como pela apropriação de alguns aportes dos estudos feministas e de interseccionalidades. Busca-se assinalar aspectos metodológicos e políticos em um trabalho com arquivos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como exemplo de análise. Aponta-se como as demarcações de gênero são usadas de modo enviesado, especialmente, na construção destes documentos a respeito das mulheres como mães voltadas para a maternidade como um dispositivo de governo das condutas em prol de um suposto desenvolvimento do país e proteção de crianças e adolescentes. Logo, é possível afirmar que os documentos do UNICEF estão atravessados por preconceitos da colonialidade de gênero e forjam efeitos na formação de trabalhadores sociais pautados em discriminações e estereótipos. Portanto, a pesquisa com arquivos de cunho histórico pode favorecer práticas de desnaturalização de opressões e dominações sexistas e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. de Psicologia Social/UFPA.

Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2007). Professora de associada III de psicologia social/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

Fernanda Teixeira de Barros Neta Barros Neta, Doutora em Psicologia/UFPA

Psicóloga CAPSi Belém do Pará. Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia pela UFPA.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Lemos, F. C. S., & Neta, F. T. de B. N. B. (2022). ENTRE DOCUMENTOS, GENEALOGIA E A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS OUTRAS COM OS ESTUDOS DECOLONIAIS. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/16967