HERANÇA DA CATAÇÃO: um estudo sobre famílias de catadores de resíduos sólidos de Caxias do Sul/RS

Autores

  • Lucas Knerek de Bitencourt Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Maria Camardelo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.17671

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar possíveis expressões de reprodução das relações capitalistas nas famílias de catadores de materiais recicláveis. Para sua realização, foram analisadas entrevistas semiestruturadas com treze catadores associados do município de Caxias do Sul/RS. Seus resultados indicam que a dinâmica da família dos catadores é condicionada pelo trabalho que essa desempenha, devido à morfologia da população sofrer pressões para adequar-se ao movimento do capital. No caso dos catadores, é a catação, enquanto trabalho precário, que tece a conexão entre a geração passada, a presente e a futura, sendo primeiramente como herança e depois como negação. Evidenciou-se que grande parte dos catadores das gerações passadas iniciou na catação junto de seus familiares quando ainda eram crianças, configurando trabalho infantil. Para com as gerações futuras, predominou-se a intenção de romper com a catação tida como herança, evidenciando não só um descontentamento com o trabalho, mas o desejo de superação da catação por parte dos descendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Knerek de Bitencourt, Universidade de Caxias do Sul

Lucas Knerek de Bitencourt é graduando em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul. Bolsista PIBIC/CNPq no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Políticas Públicas e Sociais.

Ana Maria Camardelo, Universidade de Caxias do Sul

Ana Maria Paim Camardelo é Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Coordenadora e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Políticas Públicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul-UCS. É professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Como Citar

Bitencourt, L. K. de ., & Camardelo, A. M. (2023). HERANÇA DA CATAÇÃO: um estudo sobre famílias de catadores de resíduos sólidos de Caxias do Sul/RS. Barbarói, (63), 183-202. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.17671

Edição

Seção

Artigos