PATERNIDADE E MÍDIA

Autores

  • Pascale Chechi
  • Betina Hillesheim

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.233

Palavras-chave:

Mídia, paternidade, estudos culturais, psicanálise

Resumo

O presente trabalho visa à compreensão de como a mídia tem representado a paternidade, a partir das contribuições dos Estudos Culturais. Sabe-se que a mídia produz subjetividades, conformando formas de ver, compreender e agir no mundo. Para a produção de dados, realizou-se uma análise da coluna “Conversa de Homem”, da revista “Pais e Filhos”, buscando discutir como a mídia representa os sentimentos que envolvem a paternidade, o que é ser pai atualmente. Os resultados apontam que a mídia enfatiza uma mudança na maneira do homem viver e sentir a paternidade se compará-lo aos pais da tradicional família burguesa, sendo sua participação considerada mais atuante. Percebe-se também que a mídia idealiza a maneira em que o homem vivencia a paternidade, prescrevendo determinadas formas de ser pai que desconsideram a diferença.

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Publicado

2008-08-14

Como Citar

Chechi, P., & Hillesheim, B. (2008). PATERNIDADE E MÍDIA. Barbarói, 89-108. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.233

Edição

Seção

Artigos