O BRINCAR COMO ESPAÇO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i37.2441Palavras-chave:
Crianças e adolescentes abrigados, brincar, prevenção, intervençãoResumo
As situações de abrigamento de crianças e adolescentes são medidas protetivas contra ameaças ou violações dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ainda que com o intuito de preservar a integridade do sujeito, o abrigamento pode representar um perigo ao desenvolvimento psíquico por ser um evento traumático e por oferecer, em troca dos laços familiares, vínculos instáveis e relações afetivas apenas temporárias. O presente artigo relata a experiência de um projeto de extensão voltado às crianças e aos adolescentes de duas casas abrigo do município de [nome da cidade] (Estado), no qual a equipe executora utilizou-se da manifestação das fantasias e da expressão de situações conflitivas a partir da proposição de atividades lúdicas variadas. O trabalho evidenciou diferentes formas de abandono experimentadas pelos abrigados. Durante o período do desenvolvimento do projeto, observou-se o aumento da autonomia das crianças e adolescentes, maior capacidade de expressão e de elaboração de situações conflitivas e melhor integração com a equipe e com os monitores.Downloads
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Publicado
2013-01-22
Como Citar
Barth, L. F. B., Mroginski, L. I., Rezende, B. P., Cervieri, D., Damaceno, J. S., & Peres, K. R. L. (2013). O BRINCAR COMO ESPAÇO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Barbarói, (37), 235-250. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i37.2441
Edição
Seção
Relatos de Experiência
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