CRACK NA MÍDIA IMPRESSA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE O CRACK

Autores

  • Arnaldo Toni Chagas
  • Fabiano Dutra Seeger

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i38.2589

Palavras-chave:

Crack. Hermenêutica de profundidade. Análise de discurso.

Resumo

O presente trabalho visa investigar a produção discursiva sobre a problemática social da “droga crack” na imprensa escrita, através de uma análise dos editoriais da campanha "Crack nem Pensar", veiculada no Jornal Diário de Santa Maria, do Grupo RBS. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), análise de discurso e semiótica como possibilidades para esta produção. O objetivo foi compreender e esclarecer os efeitos de sentidos produzidos sobre a droga crack por meio de material verbal jornalístico, construídos e veiculados em jornal, bem como aspectos ideológicos envolvidos. A realização deste estudo permitiu compreensões e esclarecimentos sobre a questão das drogas na sociedade atual, construindo uma visão mais ampla e complexa sobre esse fenômeno social. Na análise das estratégias discursivas destinadas à sociedade, no que se refere ao campo da prevenção, concluiu-se que o discurso veiculado nos editoriais analisados constitui-se com pretensões hegemônicas e consensuais, além de ser organizado de forma repressiva, autoritária e superficial, reduzindo e banalizando a complexidade do fenômeno estudado. E ainda ineficaz em seus propósitos, visto que, a aproximação e o consumo dos sujeitos com a droga crack aumentam substancialmente ao longo dos anos na sociedade brasileira.

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Publicado

2013-08-09

Como Citar

Chagas, A. T., & Seeger, F. D. (2013). CRACK NA MÍDIA IMPRESSA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE O CRACK. Barbarói, (38), 145-177. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i38.2589

Edição

Seção

Artigos