JUVENTUDE E TRABALHO: EMPREGO E DESEMPREGO ENTRE JOVENS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL (RS)

Autores

  • Marco Andre Cadoná Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul
  • César Hamilton Goes Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.2780

Palavras-chave:

Emprego e desemprego. Jovens no mercado de trabalho. Precarização do trabalho.

Resumo

O artigo analisa a situação de emprego e de desemprego entre jovens no município de Santa Cruz do Sul, registrando que se reproduz neste município gaúcho um processo de precarização do trabalho que caracteriza a situação do jovem no mercado de trabalho no Brasil. A condição precária de inserção e de permanência do jovem no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que compromete uma perspectiva de construção de futuro através do trabalho formal, coloca-se como um desafio para o pensar e para o fazer políticas de trabalho para os jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Andre Cadoná, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional.

César Hamilton Goes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Cadoná, M. A., & Goes, C. H. (2014). JUVENTUDE E TRABALHO: EMPREGO E DESEMPREGO ENTRE JOVENS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL (RS). Barbarói, (39), 36-52. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.2780

Edição

Seção

Artigos