SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL

Autores

  • Ana Claudia Braun Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Rio Grande do Sul
  • Mary Sandra Carlotto Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.2805

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Professores. Ensino especial.

Resumo

O presente estudo objetiva estudar a prevalência da Síndrome de Burnout e sua associação com variáveis demográficas, laborais e estratégias de coping ocupacional em 88 professores de ensino especial, da região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa, sendo: 1- Questionário de dados demográficos e laborais; 2- Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo ─ CESQT ; 3- Escala de Coping Ocupacional. Os resultados evidenciaram prevalência de 3,4% de professores com Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados, obtidos por meio da prova de correlação de Pearson, revelaram associação positiva entre o número de horas de trabalho semanais na docência e a Ilusão pelo Trabalho. Pensar em mudar de profissão apresentou relação positiva com o Desgaste Psíquico e Indolência. O número de alunos atendidos semanalmente associou-se de forma negativa à dimensão de Culpa. Em relação às estratégias de coping, verificou-se que quanto maior o uso de estratégias de controle maior a Ilusão pelo Trabalho; e quanto maior a utilização de estratégias de esquiva menor a Ilusão pelo Trabalho e maior o Desgaste Psíquico e Indolência dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Braun, Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Rio Grande do Sul

Psicóloga; Especialista em Psicologia Organizacional (ESADE); Mestre e Doutoranda em Psicologia Social (PUCRS).

Mary Sandra Carlotto, Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Rio Grande do Sul

Psicóloga; Mestre em Saúde Coletiva (ULBRA-RS); Doutora em Psicologia Social (USC/ES); Professora do PPG em Psicologia e do PPG em Educação (PUCRS). Bolsista produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Braun, A. C., & Carlotto, M. S. (2014). SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ENSINO ESPECIAL. Barbarói, (39), 53-69. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.2805

Edição

Seção

Artigos