PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

Autores

  • Alessandra Ballestero Fukoshima Zendron Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina
  • Helena Kravchychyn Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina
  • Eloísa Helena Teixeira Fortkamp Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3007

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Educação infantil. Contexto de desenvolvimento infantil.

Resumo

Um dos aspectos da atuação do psicólogo escolar contemporâneo é o de auxiliar no desenvolvimento psicossocial das crianças no contexto educacional, incluindo a pré-escola. Nesse sentido, o presente artigo visa relatar a experiência de uma intervenção realizada por estagiárias do curso de psicologia no contexto de uma instituição de Educação Infantil. A metodologia utilizada durante o estágio de intervenção compreendeu a observação participante realizada no cotidiano escolar e a participação nas reuniões com a equipe de profissionais da instituição, articulando uma postura do psicólogo como mediador. A partir do levantamento das demandas da instituição, foram traçadas metas e estratégias para a realização da intervenção, tais como: ambientação das estagiárias à instituição e aproximação com a equipe pedagógica e com o cotidiano escolar; atendimento das famílias das crianças; acompanhamento da adaptação dos bebês à creche; articulação e preparação das crianças para a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; estimulação da fala para crianças que apresentaram dificuldades na linguagem; e intervenções individuais com as crianças. As atividades realizadas e avaliadas pela equipe institucional foram bastante positivas e articuladas com a proposta pedagógica desenvolvida na instituição. Conclui-se que a prática cotidiana da atuação no espaço da Educação Infantil destacou-se, especialmente, pela escuta atenta das estagiárias, pela acolhida e espaço de diálogo respeitoso com toda a equipe docente e técnica da creche. Além disso, caracterizou-se pela relação próxima e cuidadosa com as crianças e também na relação mediadora e articulada com os familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Ballestero Fukoshima Zendron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Helena Kravchychyn, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Eloísa Helena Teixeira Fortkamp, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Pedagoga, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. É professora de educação básica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil na UFSC.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Psicólogo, possui mestrado e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Dalhousie University em Halifax (Canadá) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Zendron, A. B. F., Kravchychyn, H., Fortkamp, E. H. T., & Vieira, M. L. (2014). PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR. Barbarói, (39), 108-128. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3007

Edição

Seção

Relatos de Experiência