INSTRUMENTO PARA REGISTRO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO A TENTATIVAS DE SUICÍDIO

Autores

  • Juliana Macchiaverni Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina
  • Lucienne Martins Borges Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina
  • Lecila Duarte Barbosa Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3014

Palavras-chave:

Tentativa de suicídio. Psicologia em Saúde. Serviço Hospitalar de Emergência.

Resumo

O alto índice dos comportamentos suicidas aponta para a relevância de se estudar essa temática, que causa impactos importantes na sociedade e nos serviços de saúde. A Emergência do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) recebe frequentemente pacientes que tentaram suicídio. Dessa forma, foi identificada a necessidade de sistematizar os registros dos atendimentos realizados pelo serviço de psicologia a esse público. Com isso, este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de registro de atendimento psicológico aos pacientes da Emergência atendidos por tentativa de suicídio. O pesquisador procurou elaborar a ficha de registro de forma que se adequasse à realidade dos atendimentos no contexto da Emergência. Assim, foi formulado um instrumento sucinto, que aborda os principais pontos que devem ser avaliados nessa situação e que contempla informações importantes para os encaminhamentos e futuras intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Macchiaverni, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional associado à Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC. Psicóloga da Unidade de Emergência Adulto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC).

Lucienne Martins Borges, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Ph.D. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Lecila Duarte Barbosa Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina

Doutora, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Macchiaverni, J., Borges, L. M., & Oliveira, L. D. B. (2014). INSTRUMENTO PARA REGISTRO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO A TENTATIVAS DE SUICÍDIO. Barbarói, (39), 129-148. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3014

Edição

Seção

Relatos de Experiência