TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA

Autores

  • Leane Domingues Faculdade Meridional Passo Fundo (IMED) – Rio Grande do Sul
  • Sabrina Zancanella Faculdade Meridional Passo Fundo (IMED) – Rio Grande do Sul
  • Denice Bortolin Baseggio Faculdade Meridional Passo Fundo (IMED) – Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3073

Palavras-chave:

TDAH. Subjetividade. Escola.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem grande importância nos dias atuais, em decorrência do grande número de casos diagnosticados e medicados. Do mesmo modo, isso apresenta-se nas escolas com o agravante da socialização, que, muitas vezes, não atende às expectativas dessa fase do desenvolvimento. Neste momento, a socialização passa do núcleo familiar para um ambiente mais amplo – o escolar, com professores e colegas. O presente artigo tem por objetivo compreender o conhecimento que a escola tem sobre o TDAH, evidenciando qual o seu papel frente ao transtorno, bem como abordar de modo consistente a necessidade de distinguir o normal do patológico. O levantamento de dados referentes aos objetivos corrobora com a metodologia descritiva que se deu através da pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou a importância de os professores estarem capacitados para enfrentar a subjetividade, visando considerar emoções, sentimentos e comportamentos inerentes a cada indivíduo e também acentuar a relevância dos consultores inseridos no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leane Domingues, Faculdade Meridional Passo Fundo (IMED) – Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade Meridional, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Sabrina Zancanella, Faculdade Meridional Passo Fundo (IMED) – Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade Meridional, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Denice Bortolin Baseggio, Faculdade Meridional Passo Fundo (IMED) – Rio Grande do Sul

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Docente e Coordenadora Geral de Estágios do Curso de Psicologia da Faculdade Meridional, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Domingues, L., Zancanella, S., & Baseggio, D. B. (2014). TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM OLHAR VOLTADO PARA A ESCOLA. Barbarói, (39), 149-163. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3073

Edição

Seção

Artigos