A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE NA VELHICE: IMPLICAÇÕES DO CUIDADO AO FILHO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Camila Pegoraro Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria– Rio Grande do Sul
  • Luciane Najar Smeha Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria– Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3268

Palavras-chave:

Maternidade. Envelhecimento. Deficiência intelectual.

Resumo

O estudo teve como objetivo conhecer as implicações de cuidar de um filho adulto com deficiência intelectual no contexto em que a mãe já está vivenciando o envelhecimento. Participaram da pesquisa cinco mães com idades entre 69 e 85 anos, com pelo menos um filho com deficiência intelectual, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo dos relatos, realizada conforme Bardin, revelou que essa vivência é uma experiência desafiadora. Essas mães abdicam do seu lazer, da vida social e do cuidado pessoal em virtude dos cuidados ao filho. Assim, encontram-se isoladas e com sentimentos de abandono e desamparo, bem como receios e dúvidas com relação ao futuro. Percebeu-se que essas mães necessitam de auxílio para ampliar a rede de apoio, o que poderá minimizar as dificuldades próprias da velhice. Por fim, ressalta-se a importância de se criar programas governamentais para atender às necessidades decorrentes do aumento da expectativa de vida da população. Há necessidade da criação de espaços de convivência, onde as pessoas com deficiência intelectual tenham oportunidade de frequentar em grupo sem a presença permanente da mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Pegoraro, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria– Rio Grande do Sul

Psicóloga formada pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA.

Luciane Najar Smeha, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria– Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia – PUC / RS, docente do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Franciscano – UNIFRA.

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Pegoraro, C., & Smeha, L. N. (2014). A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE NA VELHICE: IMPLICAÇÕES DO CUIDADO AO FILHO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Barbarói, (39), 235-254. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i39.3268

Edição

Seção

Artigos