O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão

Autores

  • Leila Portella Fronza Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Manuel Quintana Universidade Federal de Santa Maria
  • Taiane Klein dos Santos Weissheimer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ângela Barbieri Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3496

Palavras-chave:

educação para a morte, tanatologia, psicologia da saúde

Resumo

O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que investigou a maneira pela qual é abordada a temática da morte no contexto escolar. Buscou-se compreender os fatores que podem dificultar essa abordagem ou, ao contrário, contribuir na instrumentalização dos professores no desenvolvimento de um trabalho educativo que contemple o tema da morte. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais em educação em três escolas particulares de ensino fundamental e foram interpretadas através da análise de conteúdo. As categorias emergentes foram: a morte, as crenças, o conhecimento; a escola, a mídia e a questão da morte; lutos na escola: articulações com a família, ressignificações das lembranças, o amparo do grupo; o professor e a morte: sentimentos, dificuldades e resistências. Conclui-se que as questões trazidas pelos educadores devem ser consideradas em iniciativas voltadas para a inserção da temática da morte no contexto escolar e em todos os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

Leila Portella Fronza, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.

Alberto Manuel Quintana, Universidade Federal de Santa Maria

Psicólogo. Pós-doutor em Bioética, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM.

Taiane Klein dos Santos Weissheimer, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga no Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM.

Ângela Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga no Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM.

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Publicado

2015-10-02

Como Citar

Fronza, L. P., Quintana, A. M., Weissheimer, T. K. dos S., & Barbieri, Ângela. (2015). O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão. Barbarói, 48-71. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3496

Edição

Seção

Artigos