Jovens, arte e os sentidos de cidade

Autores

  • Gabriel Bueno Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3506

Palavras-chave:

Bakhtin, Vigotsky, arte urbana.

Resumo

Neste trabalho são analisados possíveis sentidos de cidade a partir de fotografias produzidas por alguns jovens residentes em Florianópolis/SC. As informações que baseiam este artigo são oriundas de um projeto de oficinas estéticas voltadas para a prática e para a discussão teórica de linguagens artísticas oriundas da arte urbana. Foram escolhidas para análise dos sentidos de cidade as fotografias e um graffiti realizado coletivamente que ilustra a cidade, além da nossa própria imersão como participantes das oficinas. As análises foram realizadas a partir das contribuições de L. Vygotsky e M. Bakhtin – focando a relação semiótica que se estabelece entre os jovens e a cidade e os sujeitos que se constituem a partir dessa relação. Como resultado foi possível constatar que alguns elementos apareceram com frequência nas objetivações estéticas da cidade. Esses elementos nos dizem sobre como estes jovens florianopolitanos vêem a sua cidade e quais sentidos estão sendo atribuídos a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade CESUSC – Florianópolis. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, orientadora de mestrado e doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Bueno, G., & Zanella, A. V. (2015). Jovens, arte e os sentidos de cidade. Barbarói, 162-183. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3506

Edição

Seção

Artigos