O consumismo e a mídia: uma perspectiva psicológica

Autores

  • Kenny Secchi Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Francieli Fernandes Vieira Universidade do Planalto Catarinense
  • Lauriane Barbosa Ramos Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.4029

Palavras-chave:

Consumismo, Mídia, Psicologia

Resumo

O consumismo está cada vez mais presente em nossa sociedade como forma de poder, está se abrindo mão de necessidades básicas como saúde e educação para fazer parte de um mundo consumista, dando aos produtos e serviços um valor simbólico da diferenciação social, é uma troca do “ser” pelo “ter”. Tendo em vista que a Psicologia tem como objeto de estudo o comportamento humano, e que a relação entre a mídia e o consumismo, se tornou um dos principais instrumentos na constituição do sujeito, o objetivo deste trabalho foi verificar qual a influência da mídia no comportamento consumista de jovens adultos. A pesquisa foi de cunho qualitativo, quantitativo e exploratório. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi aplicado em 105 estudantes de uma Instituição de ensino superior da cidade de Lages-SC, sendo que 54 eram do curso de Administração e 51 estudantes do curso de Psicologia, com idades entre 20 e 40 anos. Obteve-se como resultados, a forma como se dá a influência da mídia, bem como o tipo de mídia que mais influência os comportamentos consumistas de jovens adultos, e ainda os sentimentos, emoções e motivações relacionados ao consumo, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kenny Secchi, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Psicóloga formada pela UNIVALI, Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica Breve pela UNISUL, Mestre em Psicologia pela UFSC, docente da UNIPLAC.

Francieli Fernandes Vieira, Universidade do Planalto Catarinense

Acadêmica do curso de Psicologia (Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil).

Lauriane Barbosa Ramos, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Psicóloga formada pela Universidade do Planalto Catarinense, especialista em Gestão do SUAS(Sistema Único de Assistência Social), cursando Especialização em Desenvolvimento Regional. Psicóloga na Prefeitura Municipal de Lages.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Secchi, K., Vieira, F. F., & Ramos, L. B. (2017). O consumismo e a mídia: uma perspectiva psicológica. Barbarói, (49), 301 - 324. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.4029

Edição

Seção

Artigos