O consumismo e a mídia: uma perspectiva psicológica
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.4029Palavras-chave:
Consumismo, Mídia, PsicologiaResumo
O consumismo está cada vez mais presente em nossa sociedade como forma de poder, está se abrindo mão de necessidades básicas como saúde e educação para fazer parte de um mundo consumista, dando aos produtos e serviços um valor simbólico da diferenciação social, é uma troca do “ser” pelo “ter”. Tendo em vista que a Psicologia tem como objeto de estudo o comportamento humano, e que a relação entre a mídia e o consumismo, se tornou um dos principais instrumentos na constituição do sujeito, o objetivo deste trabalho foi verificar qual a influência da mídia no comportamento consumista de jovens adultos. A pesquisa foi de cunho qualitativo, quantitativo e exploratório. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi aplicado em 105 estudantes de uma Instituição de ensino superior da cidade de Lages-SC, sendo que 54 eram do curso de Administração e 51 estudantes do curso de Psicologia, com idades entre 20 e 40 anos. Obteve-se como resultados, a forma como se dá a influência da mídia, bem como o tipo de mídia que mais influência os comportamentos consumistas de jovens adultos, e ainda os sentimentos, emoções e motivações relacionados ao consumo, entre outros.Downloads
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Publicado
2017-12-12
Como Citar
Secchi, K., Vieira, F. F., & Ramos, L. B. (2017). O consumismo e a mídia: uma perspectiva psicológica. Barbarói, (49), 301 - 324. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.4029
Edição
Seção
Artigos
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