Autoconceito em adolescentes e suas relações com desempenho escolar e práticas parentais
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.4320Palavras-chave:
Autoconceito. Psicologia educacional. Práticas parentais. AdolescênciaResumo
O autoconceito pode ser concebido como uma construção teórica que o indivíduo realiza sobre si a partir de sua interação com o meio social, que assume importante papel na compreensão do processo de desenvolvimento humano. Variáveis como desempenho escolar e práticas educativas parentais tem sido relatadas como relevantes para o estabelecimento do autoconceito. Tendo em vista a relevância do tema na adolescência o presente artigo objetivou investigar as possíveis relações entre o autoconceito, desempenho escolar e práticas educativas dos pais, em adolescentes escolares. Fizeram parte desta pesquisa 57 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 16 anos (M= 13,44; DP=1,13) do 6º ao 9º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados a Escala de Autoconceito Infanto –Juvenil (EAC-IJ), a Escala de Responsividade e Exigência Parental e análise documental na escola para o desempenho escolar. Os resultados demonstraram que houve correlação significativa entre as variáveis do estudo, destacando-se as correlações estabelecidas entre autoconceito e desempenho escolar, desempenho escolar e exigência da mãe, assim como do autoconceito com a responsividade do pai. Discute-se sobre a importância da qualidade da relação familiar e do grupo de amigos no estabelecimento do autoconceito dos adolescentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Sacilotto, A. L., & Abaid, J. L. W. (2021). Autoconceito em adolescentes e suas relações com desempenho escolar e práticas parentais. Barbarói, (58), 30-46. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.4320
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo. -------------------------------------------------------- Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência). Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista. Atenciosamente, Nomes assinaturas de todos os autoresEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.