Autoconceito em adolescentes e suas relações com desempenho escolar e práticas parentais

Autores

  • André Lesina Sacilotto Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Josiane Lieberknecht Wathier Abaid

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.4320

Palavras-chave:

Autoconceito. Psicologia educacional. Práticas parentais. Adolescência

Resumo

O autoconceito pode ser concebido como uma construção teórica que o indivíduo realiza sobre si a partir de sua interação com o meio social, que assume importante papel na compreensão do processo de desenvolvimento humano. Variáveis como desempenho escolar e práticas educativas parentais tem sido relatadas como relevantes para o estabelecimento do autoconceito. Tendo em vista a relevância do tema na adolescência o presente artigo objetivou investigar as possíveis relações entre o autoconceito, desempenho escolar e práticas educativas dos pais, em adolescentes escolares. Fizeram parte desta pesquisa 57 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 16 anos (M= 13,44; DP=1,13) do 6º ao 9º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados a Escala de Autoconceito Infanto –Juvenil (EAC-IJ), a Escala de Responsividade e Exigência Parental e análise documental na escola para o desempenho escolar. Os resultados demonstraram que houve correlação significativa entre as variáveis do estudo, destacando-se as correlações estabelecidas entre autoconceito e desempenho escolar, desempenho escolar e exigência da mãe, assim como do autoconceito com a responsividade do pai. Discute-se sobre a importância da qualidade da relação familiar e do grupo de amigos no estabelecimento do autoconceito dos adolescentes.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Sacilotto, A. L., & Abaid, J. L. W. (2021). Autoconceito em adolescentes e suas relações com desempenho escolar e práticas parentais. Barbarói, (58), 30-46. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.4320

Edição

Seção

Artigos