Psicologia e Surdez: governamento da diferença e outras margens possíveis

Autores

  • Liliane Moreira Oliveira Centro Universitário Metodista do Sul – IPA
  • Oriana Holsbach Hadler Centro Universitário Metodista do Sul (IPA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4348

Palavras-chave:

Surdez, Psicologia, Políticas de Inclusão, Governamento

Resumo

Em uma época em que muito se fala sobre inclusão de Pessoas com Deficiência e sobre a necessidade de preparação para o exercício desta inclusão, o presente artigo se propõe a questionar em que momento a surdez passa a ser compreendida como deficiência, sendo incorporada às Políticas Públicas de Inclusão a partir de uma produção acerca de suas especificidades e saberes científicos. Nesse sentido, o presente artigo visa problematizar o momento e a maneira como as pessoas surdas passam a ser público-alvo da Psicologia. Propõe-se, ao longo da discussão, a compreensão dos movimentos de normatização, normalização e governamento da diferença, visando apresentar a possibilidade e/ou necessidade de lançar um novo olhar sobre a surdez com o intuito de modificar a relação entre Psicologia e Surdez, distanciando-se da relação saber-objeto em que tal encontro está instituído. Para tal serão tensionados alguns depoimentos e discursos presentes na fala de profissionais da área, identificando de que lugar a Psicologia fala atualmente e como tais narrativas visibilizam processos de subjetivação da população surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Moreira Oliveira, Centro Universitário Metodista do Sul – IPA

Discente de Psicologia

Oriana Holsbach Hadler, Centro Universitário Metodista do Sul (IPA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e pós-graduada na Goldsmiths College - University of London, Inglaterra. Psicodramatista pelo IDH-RS. Atualmente é docente do Centro Universitário Metodista (IPA), coordenando nesta instituição o Projeto 'Observatório de Juventudes'. Integrante do Núcleo E-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação pela UFRGS e colaboradora do grupo de pesquisa Psicologia, Políticas Públicas e Subjetivação pela UCDB.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Oliveira, L. M., & Hadler, O. H. (2015). Psicologia e Surdez: governamento da diferença e outras margens possíveis. Barbarói, 139-161. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4348

Edição

Seção

Artigos