Gênero e Psicologia Social no Brasil: entre silêncio e diálogo

Autores

  • Jaqueline Gomes de Jesus Fundação Getúlio Vargas - FGV Universidade de Brasília - UnB
  • Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4482

Palavras-chave:

Estudos de gênero, psicologia social, produção científica

Resumo

Com o impacto das teorias feministas no ambiente acadêmico brasileiro, e sua crítica a modelos tradicionais de investigação, o conceito de gênero tem sido cada vez mais abordado dentro dos diferentes ramos da ciência psicológica, mesmo que ainda seja tratado, de forma geral, apenas como uma variável, geralmente confundida com o sexo biológico, e não como um eixo estruturante de estudos sobre as relações sociais. O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, com base em revisão bibliográfica de artigos científicos, sobre os usos do conceito de gênero na Psicologia Social brasileira. Foram identificados apenas 32 artigos na área de Psicologia Social em um universo de 161.363 artigos sobre gênero. Os resultados indicam que há poucos estudos de gênero focados nas questões psicossociais (0,01% da produção científica). Conclui-se que há a necessidade de se estimular estudos de gênero em Psicologia Social, a fim de explicitar os discursos psicossociais acerca dos sujeitos e das relações grupais, com enfoque de gênero.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes de Jesus, Fundação Getúlio Vargas - FGV Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutoranda - Escola de Ciências Sociais / Fundação Getúlio Vargas / Rio de Janeiro Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - Universidade de Brasília Professora do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal Pesquisadora da Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social

Ana Lúcia Galinkin, Universidade de Brasília – UnB

Pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade René Descartes, Paris, França e Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP. Vinculação institucional: Professora da Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Edição

Seção

Artigos