Processo de trabalho e serviço social: dilemas, embates e limitações

Autores

  • Jonis Manhães Sales Felippe Instituto Federal Fluminense
  • Isabela Sarmet de Azevedo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4531

Palavras-chave:

Serviço Social, processo de trabalho, serviços.

Resumo

Tomando a categoria processo de trabalho em Marx como ponto de partida, este artigo resgata algumas das principais aproximações entre tal estrutura conceitual e a profissão serviço social. Para tanto, foram analisadas as produções de importantes intelectuais (iamamoto, 2010; almeida, 1996; barbosa, cardoso e almeida, 1998; granemann, 1999; cardoso et. Al. 1997; lessa, 2007) que se propuseram a discutir o tema, evidenciando as limitações, os embates e os dilemas entre as suas obras. Concomitantemente, recorre-se aos elementos clássicos da tipologia marxiana, bem como ao debate sobre o ramo de serviços para demonstrar as fragilidades de algumas dessas apropriações e apontar novos caminhos reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente Social do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Isabela Sarmet de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Mestra e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Felippe, J. M. S., & Azevedo, I. S. de. (2015). Processo de trabalho e serviço social: dilemas, embates e limitações. Barbarói, 259-273. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4531

Edição

Seção

Artigos