PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E PRÁTICAS DE SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE UMA GENEALOGIA DO CUIDADO

Autores

  • Anita Guazzelli Bernardes Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande - MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i40.4574

Palavras-chave:

cuidado, epidemiologia, políticas de saúde, subjetividade.

Resumo

Este artigo focaliza o modo pelo qual práticas de cuidado produzidas pelas políticas públicas de saúde, que têm como vetor o perfil epidemiológico, produzem subjetividades. Não se considera uma relação evidente entre cuidado, políticas públicas e perfil epidemiológico; pelo contrário, parte-se dessa articulação como algo que se tornou possível com a modernidade, a emergência da medicina social e, principalmente, a biopolítica. O texto apoia-se nas reflexões foucaultianas, a partir da Psicologia Social, sobre uma genealogia do cuidado de si e a aproxima das políticas públicas de saúde no Brasil a partir do Sistema Único de Saúde. O cuidado torna-se um procedimento de governo das populações, uma estratégia epidemiológica em que se constituem perfis humanos e modalidades de subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Guazzelli Bernardes, Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande - MS, Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Psicologia Social e Saúde, com ênfase principalmente nos seguintes temas:políticas públicas, formas de subjetivação, psicologia e trabalho.

Downloads

Publicado

2014-09-05

Como Citar

Bernardes, A. G. (2014). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E PRÁTICAS DE SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE UMA GENEALOGIA DO CUIDADO. Barbarói, (40), 83-101. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i40.4574

Edição

Seção

Artigos