COMO SE FORJA O MENOR: TRAMAS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E DA PROTEÇÃO SOCIAL

Autores

  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Renata Vilela Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4696

Palavras-chave:

Psicologia, Atenção Psicossocial, Proteção Social

Resumo

Neste ensaio, objetiva-se contribuir para problematizar políticas públicas e diretrizes para atenção psicossocial, destinadas às crianças, adolescentes e jovens, nas tramas da Proteção Social. São indagados os modos como a psicologia tem encontrado legitimidade e vem sendo instada a adquirir legitimidade, prioritariamente, por meio de práticas orientadas por racionalidades que terminam por se avizinhar das lógicas que governam as dinâmicas de confinamento e a tutela menorista das quais almejam se distanciar. Mesmo após o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, documentos e práticas, permeados de discursos igualitários e de promoção de ações que visam à construção de autonomia, continuam referendando dispositivos assistencialistas e tutelares endereçados às populações classificadas como em risco social, por meio de tecnologias biopolíticas, disciplinares e de segurança. Os resquícios da lógica menorista compõem uma das barreiras com as quais se enfrentam práticas em psicologia que visam promover resistências e exercícios ativos de liberdade

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Biografia do Autor

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e do Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Psicologia e do Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq.

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutor pelo Departamento de Psicologia Básica da Facultat de Psicologia da Universitat de Barcelona- UB e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Psicologia e do Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil

Renata Vilela Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2015-01-20

Como Citar

Galindo, D., Silveira Lemos, F. C., Lemos de Souza, L., & Rodrigues, R. V. (2015). COMO SE FORJA O MENOR: TRAMAS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E DA PROTEÇÃO SOCIAL. Barbarói, 2(41), 56-81. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4696

Edição

Seção

Artigos