A emergência do conceito de perversão no século XIX

Autores

  • Lucas Carvalho Peto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Danilo Saretta Verissimo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4889

Palavras-chave:

História da Ideias Psicólogicas, Perversão, Sexualidade.

Resumo

Neste trabalho, problematiza-se a emergência do conceito de perversão a partir do declínio da primazia jurídica sobre as práticas sexuais, âmbito apropriado, em concomitância às demandas estruturais do contexto moderno, pelo discurso positivo-organicista da medicina. Num primeiro momento, investigam-se as vicissitudes sobre o corpo no discurso eclesiástico medieval. Posteriormente, procedendo-se à análise do contexto político-econômico europeu nos séculos XVII e XVIII, questionam-se os postulados jurídicos sobre o corpo e as práticas sexuais, e suas concomitantes respostas às demandas político-econômicas. Por fim, empreende-se uma discussão sobre as atualizações epistemológicas referentes às práticas sexuais, provenientes da primazia imputada ao discurso médico-positivo no século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Carvalho Peto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis e mestrando na mesma instituição. Com financiamento da FAPESP (processo 2014/19916-8), desenvolve pesquisa acerca da problemática da corporeidade na filosofia de Karl Marx.

Danilo Saretta Verissimo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em Filosofia pela Université Jean Moulin – Lyon III.

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Peto, L. C., & Verissimo, D. S. (2015). A emergência do conceito de perversão no século XIX. Barbarói, 30-49. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4889

Edição

Seção

Artigos