O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo

Autores

  • Marcio Acselrad UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Josefa Crysleide Rodrigues Lopes UNIFOR - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.4946

Palavras-chave:

Felicidade, Consumo, Psicologia, Pós-modernidade

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar como se dá a busca pela felicidade através do consumo e quais são as implicações subjetivas desse processo através da investigação de como a psicologia define o que é a felicidade e como esta se relaciona com as atuais práticas de consumo. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema juntamente com a realização de entrevistas com psicólogos e um grupo focal com estudantes universitários. A partir das informações obtidas pode-se fazer uma explanação sobre a definição de felicidade e como o consumo é a ela atrelado. Assim, pudemos compreender que a felicidade é fruto de muitas fontes e vivências e que o consumo tem sido um meio privilegiado de se conseguir prazer e bem-estar.

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Biografia do Autor

Marcio Acselrad, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ. Professor Doutor de Psicologia Social,de Teoria da Comunicação e de Estética da Unifor: Universidade de Fortaleza. Professor de Psicologia Jurídica do Centro Universitário Unichristus. Coordenador do Cineclube Unifor e do Cineclube Gazeta-Unichristus. Pesquisador do LABGRAÇA: Laboratório de Estudos do Humor e do Riso e do LAEPCUS: Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor.

Josefa Crysleide Rodrigues Lopes, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Bolsista de Iniciação Científica da FUNCAP

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Publicado

2016-03-09

Como Citar

Acselrad, M., & Lopes, J. C. R. (2016). O que faz você feliz? Reflexões sobre a psicologia na sociedade de consumo. Barbarói, (46), 233-248. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.4946

Edição

Seção

Artigos