MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E PROTAGONISMO JUVENIL – CENAS DE (DES) ENCONTROS E PRODUÇÃO DE DESEJO Maria Regina Langone Noya
Palavras-chave:
identidade, poder, consumo/produção culturalResumo
O presente artigo apresenta e analisa a experiência de pesquisa a partir do estagio profissionalizante em Psicologia vivido pela autora. Trata do olhar aos múltiplos processos de exclusão social, assim como o reconhecimento da pluralidade e diversidade da vida humana no viver adolescente, no cumprimento das medidas socioeducativas – especialmente a liberdade assistida. Foram construídas e analisadas quatro cenas de encontros com adolescentes em cumprimento das referidas medidas. As cenas revelam suas vulnerabilidades, como se utilizam do poder para serem olhados e construírem suas identidades, numa cultura do consumo e da fragilidade da produção cultural. Além disso, aponta a potência das intervenções “psi” como dispositivo de construção de sentido e práticas de liberdade entre esses jovens, na medida em que testemunha suas tentativas de existir de outros modos, para além do estigma de infratores. Traz a importância da prática da psicologia no âmbito do CREAS, auxiliando os jovens a pensarem sobre e como se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. A metodologia utilizada foi um estudo de caso do tipo etnográfico. Palavras Chaves: identidade, poder, consumo/produção culturalDownloads
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Publicado
2022-03-07
Como Citar
Noya, M. R. (2022). MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E PROTAGONISMO JUVENIL – CENAS DE (DES) ENCONTROS E PRODUÇÃO DE DESEJO Maria Regina Langone Noya. Barbarói, (60). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4969
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Artigos
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