Fenomenologia, psicanálise e processo educativo: entre a racionalidade e a emoção

Autores

  • Sueli Teresinha Abreu-Bernardes Universidade de Uberaba
  • Osvaldo Freitas de Jesus Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5091

Palavras-chave:

fenomenologia e psicanalise, processo educativo, interdisciplinaridade

Resumo

Em uma perspectiva interdisciplinar, este trabalho pretende fundamentar indagações sobre uma possível aproximação à fenomenologia, quando Bion propõe o estado mental sem memória e sem desejo, no sentido da disponibilidade do analista para viver a experiência emocional que se apresenta na relação analítica. Partindo de uma leitura hermenêutica dos conceitos de Husserl sobre a epoché fenomenológica e das ideias identificado no artigo “Notes on memory and desire” de Bion (1967), procurou-se compreender como o estado não confusional entre analista e analisando é preservado quando se usa o procedimento bioniano. Em fidelidade às reflexões que esses estudos provocaram, também são apresentadas as inferências realizadas para o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação, membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología - CLAFEN; da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente - OBIPD, da Universitat de Barcelona; coordenadora institucional do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na educação básica e do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi - SE&PQ/UNIUBE. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

Osvaldo Freitas de Jesus, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação, líder de dois grupos de pesquisa CNPq: o primeiro, interdisciplinar, com foco na Teoria Crítica e o Ensino Superior no Brasil; o segundo, no impacto das TICs na antropologia e na educação; membro do OBEDUC PROLER UNIUBE.

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Abreu-Bernardes, S. T., & Freitas de Jesus, O. (2015). Fenomenologia, psicanálise e processo educativo: entre a racionalidade e a emoção. Barbarói, 156-172. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5091

Edição

Seção

Artigos