Políticas da educação superior no Brasil (2003-2010): democratização ou expansão?

Autores

  • Adrian Alvarez Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andressa Benvenutti Radaelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.5126

Palavras-chave:

Expansão, Democratização, Educação Superior

Resumo

Objetiva-se com este trabalho discutir sobre o processo de expansão da educação superior no Brasil. Nesse sentido, procuramos revisar pontos determinantes e elementos caracterizadores do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) refletindo sobre o acesso à universidade pública. Para isso realizamos uma breve discussão sobre Estado e políticas públicas, em especial as políticas para a educação superior, levando-se em consideração a relação estabelecida entre tais elementos e resgatando os determinantes desse movimento e suas particularidades. Buscamos analisar as políticas educacionais voltadas para a educação superior durante o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula, no que diz respeito ao acesso, bem como seus elementos norteadores. Essa contextualização leva em consideração, que a educação não pode ser considerada como fenômeno neutro e, portanto, decorre da intervenção do Estado, e os efeitos do espaço no qual está inserido. As análises indicam que o processo de reformas para a educação superior implementadas no Brasil, principalmente no âmbito do REUNI está impregnado de objetivos ideológicos, ações e contradições que se estabelecem em relação aos pressupostos teóricos e práticos, apresentando elementos que ao mesmo tempo resultam na reforma do Estado e buscam dar sustentação aos interesses sociais.

Biografia do Autor

Adrian Alvarez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação pela USP; Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Andressa Benvenutti Radaelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela UNIOESTE; Chefe de Coordenação Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Realeza. e-mail: andressaradaelli@hotmail.com

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Publicado

2016-03-09

Edição

Seção

Artigos