UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Profa. de Psicologia Social/UFPA.
  • Patrícia Furtado Félix Graduanda de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC FAPESPA.
  • Robert Damasceno Rodrigues Graduando de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC/CNPQ.
  • Daiane Gasparetto Psicóloga e Mestre em Psicologia/UFPA.
  • Larissa Mendes Mestre em Psicologia/UFPA.
  • Rachel Siqueira Dias Mestranda em Psicologia/UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5201

Palavras-chave:

Medicalização. UNICEF. Educação. Brasil. Foucault

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo problematizar a medicalização nos corpos de crianças e adolescentes, no Brasil, por meio das práticas de gestão disciplinar e biopolítica do UNICEF, privilegiando a análise de saberes e poderes nos manuais prescritivos de condutas. A metodologia utilizada foi histórica genealógica, documental. Vale destacar que a medicalização tem efeitos de positividade na produção de saúde, de maneira que, em lugares e realidades onde praticamente não há cuidados básicos, não temos como negar a importância de práticas realizadas pelo UNICEF. Foucault alertava, ao tratar da medicalização, em países considerados em desenvolvimento, como seria bastante complicado fazer apenas uma crítica aos processos medicalizantes, sem realçar que eles quase não foram implantados em alguns países ou em regiões destes. No caso do Brasil, essa realidade é paradigmática; portanto, é oportuno ressaltar as disparidades desse caso e as implicações no campo dos direitos das crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. de Psicologia Social/UFPA.

Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2007). Professora de psicologia social/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

Patrícia Furtado Félix, Graduanda de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC FAPESPA.

Graduanda de Psicologia/UFPA.

Robert Damasceno Rodrigues, Graduando de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC/CNPQ.

Graduando de Psicologia/UFPA.

Daiane Gasparetto, Psicóloga e Mestre em Psicologia/UFPA.

Psicóloga e Mestre em Psicologia/UFPA.

Larissa Mendes, Mestre em Psicologia/UFPA.

Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA.

Rachel Siqueira Dias, Mestranda em Psicologia/UFPA.

Psicóloga. Mestranda em Psicologia/UFPA.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Lemos, F. C. S., Félix, P. F., Rodrigues, R. D., Gasparetto, D., Mendes, L., & Dias, R. S. (2017). UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família. Barbarói, 2(50), 154 - 173. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5201

Edição

Seção

Artigos