Sobre a relação homem-trabalho no contexto da sociedade líquido-moderna: reflexões a partir de Zygmunt Bauman

Autores

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Jessica Pedrosa Mandelli
  • Daniela Midori Taguchi Dias

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5263

Palavras-chave:

Psicologia do Trabalho, Contemporaneidade, Zygmunt Bauman

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a relação homem-trabalho na sociedade líquido-moderna, conforme termo cunhado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Observa-se que o trabalho na contemporaneidade assume um novo papel, com novas formatações, não sendo mais caracterizado pela estabilidade ou mesmo, visto como elemento central no projeto de vida da maior parte da população. Devido à instabilidade relacional, o vinculo entre homem, organização e trabalho configura-se como sendo de curto prazo. Nesse sentido, a flexibilização ganha espaço e com ela, a ampliação de trabalhos considerados como precários, além da forte presença de um discurso que preza pela valorização da subjetividade tomada a partir de um viés utilitário. Assim, o homem e o trabalho passam a serem tomados a partir de sua relação com a lógica de consumo. Os processos de gerenciamento também passam por mudanças de forma a ter no caos e na incerteza o fundamento de sua prática. Dessa forma, as organizações passam a incentivar a busca de autoconstrução como forma de enfrentamento a fluidez e efemeridade do trabalho. Conclui-se por fim, que o psicólogo precisa refletir sobre as novas demandas por ele recebidas vinculadas ao momento acima descrito para assim buscar formas de potencialização de ações singulares pelos sujeitos em diferentes contextos organizativos relativos ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do Departamento de Psicologia Social de Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM)

Jessica Pedrosa Mandelli

Graduada em Psicologia pela Unifil/Londrina

Daniela Midori Taguchi Dias

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM).

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Silva, R. B., Mandelli, J. P., & Dias, D. M. T. (2015). Sobre a relação homem-trabalho no contexto da sociedade líquido-moderna: reflexões a partir de Zygmunt Bauman. Barbarói, 293-309. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5263

Edição

Seção

Artigos