PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE "ACESSIBILIDADE" NO PORTAL C@THEDRA

Autores

  • Ana Paula Silva Cantarelli Branco UNESP - BAURU
  • Lucia Pereira Leite UNESP - BAURU
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins UNESP - MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5608

Palavras-chave:

Acessibilidade. Ensino Superior. Portais eletrônicos

Resumo

A eliminação de barreiras de acessibilidade, que impedem e/ou dificultam o acesso à Educação Superior, ganha destaque na atualidade. Esta pesquisa objetivou retratar o conceito "acessibilidade" nas produções científicas brasileiras dos últimos dez anos. Foi realizada uma varredura no portal da C@thedra, sítio eletrônico da UNESP, o qual disponibiliza resultados de estudos de Mestrado e/ou Doutorado apresentados nos programas de Pós-Graduação da instituição. O levantamento permitiu identificar 66 materiais, sendo 22 teses e 44 dissertações. Do montante dos materiais, 38 foram selecionados para análise, sendo 10 teses e 28 dissertações. Os resultados indicam que as produções científicas versaram sobre acessibilidade arquitetônica, metodológica, comunicacional, programática, seguida de poucos trabalhos que fizeram referência à acessibilidade na perspectiva atitudinal e/ou instrumental para abordar o tema deficiência. Embora tais achados ainda sejam pouco expressivos, diante do total de produções acadêmicas disponíveis na base eletrônica, isso mostra que a temática vem ganhando expressão junto à comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Cantarelli Branco, UNESP - BAURU

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Universidade Estadual "Julio Mesquita Filho" - UNESP -Bauru (2015). Pós-graduada em Sexualidade - Terapia e Orientação Sexual - pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP- (2008). Graduada em Psicologia pela Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba - FEA (2006). Foi Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - Boa Esperança- PR (2009). Atuou como Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS - Araçatuba-SP (2010), trabalhou com adolescentes em conflito com a Lei. Foi Coordenadora do CREAS - Lins-SP (2012) e atuou no CREAS (2013) como Psicóloga junto as famílias em situação de risco pessoal e/ou social, além de acompanhar crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Atuou como Docente na FUNEPE - Fundação Educacional de Penápolis, ministrando as disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (2014). Foi Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão - GEPDI - (2013-2014). Atua principalmente nas seguintes temáticas: Deficiência e Inclusão, inclusão escolar no Ensino Superior, inclusão escolar. Atualmente é professora da UNIP, ministrando as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos e Psicologia Sócio-Interacionista.

Lucia Pereira Leite, UNESP - BAURU

Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação Em educação Especial (PPGEEs - UFSCar). Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/ Marília. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru e assessora científico de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, processos de ensino e aprendizagem, inclusão social e formação continuada. Participa como pesquisadora do projeto em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior e é líder do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão. My citations: http://scholar.google.com/citations?hl=en&user=FP7XFQkAAAAJ

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, UNESP - MARÍLIA

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Coordenou Projeto Acessibilidade na Unesp: a formação em foco , com financiamento do Programa INCLUIR - MEC/SESu (Convênio Nº 749537/2010 vigência 2010 a 09.04.2012). Atualmente é resposável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Campus Marília/ Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai UR (Processo No. 418/2014). É coordenadora do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012). Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Publicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de estudos e pesquisa em Deficiência e Inclusão) .

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Silva Cantarelli Branco, A. P., Pereira Leite, L., & Sartoreto de Oliveira Martins, S. E. (2015). PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE "ACESSIBILIDADE" NO PORTAL C@THEDRA. Barbarói, 242-260. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5608

Edição

Seção

Artigos