Os Encontros Nacionais da Indústria (ENAIs): a burguesia industrial agindo como força social e coletivamente organizada.

Autores

  • Marco Andre Cadoná Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5695

Palavras-chave:

Burguesia industrial no Rio Grande do Sul, atuação classista, Encontros Nacionais da Indústria.

Resumo

Na bibliografia que analisa a atuação política da burguesia industrial no Brasil a partir da democratização do País (1980), um dos pontos de discordância está relacionado com a capacidade das lideranças políticas dessa fração burguesa no País em aglutinar a complexidade dos interesses industriais em torno de uma agenda política comum.Neste artigo, a mobilização da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul,visando à participação nos Encontros Nacionais da Indústria promovidos pela Confederação Nacional da Indústria durante o segundo governo Lula (2007 – 2010), é tomada como referência empírica para a análise da capacidade política que as entidades de representação da burguesia industrial no Brasil têm demonstrado para aglutinar o segmento enquanto força social e coletivamente organizada e viabilizar ações conjuntas em torno de objetivos comuns.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Andre Cadoná, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Graduado em Filosofia, com Mestrado em Sociologia e Doutorado em Sociologia Política. É professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2015-07-12

Como Citar

Cadoná, M. A. (2015). Os Encontros Nacionais da Indústria (ENAIs): a burguesia industrial agindo como força social e coletivamente organizada. Barbarói, 242-258. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.5695

Edição

Seção

Artigos