A centralidade do trabalho na medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.6093Palavras-chave:
MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, TRABALHO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE.Resumo
Desde a promulgação do Estatuto da Criança e Adolescente, na década de 90, as medidas socioeducativas veem sendo objeto de inúmeras pesquisas. No entanto, a produção de conhecimento sob a medida de prestação de serviços à comunidade é inexpressiva. A literatura especializada, até hoje, buscou investigar as causas para prática de atos infracionais, os resultados alcançados por essa medida e os significados atribuídos a essa medida. O presente estudo, ao contrário desses autores, teve como objetivo compreender e explicar a centralidade do trabalho na medida de PSC a partir da relação e imbricamento entre o campo socioeducativo e o sistema de produção capitalista. Utilizamos para isso pesquisa teórica com análise crítica e reflexiva da bibliográfica nacional especializada e das observações de casos da realidade concreta vivenciados no serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida da prefeitura municipal de Belo Horizonte/MG. Com base na pesquisa evidenciamos que o adolescente é trabalhador por força da lei, pela violação da lei. Mas não só trabalhador, mas também socioeducando que se educa com e pelo trabalho. Desta forma, o trabalho ocupa lugar central nessa medida configurando sua forma de ser no campo jurídico e social. Esse trabalho comunitário absorve características não só do campo socioeducativo, bem como do modo de produção capitalista. Características que ora se complementam, ora se contradizem modelando o trabalho comunitário desenvolvido pelo adolescente autor de ato infracional, bem como o diferenciando do trabalho voluntário, autônomo e assalariado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-04
Como Citar
Edson, J. (2016). A centralidade do trabalho na medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade. Barbarói, (48), 86 - 105. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.6093
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo. -------------------------------------------------------- Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência). Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista. Atenciosamente, Nomes assinaturas de todos os autoresEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.