Enfrentamento do assédio moral no trabalho: dimensões institucionais e aspectos subjetivos

Autores

  • Vanessa Aparecida Belisario Ribeiro Prefeitura Municipal de Nova Lima

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v51i1.6236

Palavras-chave:

, Assédio moral, gestão social e direitos humanos, mediação de conflitos.

Resumo

Este artigo analisa um caso de assédio moral julgado em tramitado, discutindo fatores subjetivos e institucionais que dificultaram ou facilitaram o seu enfrentamento. A abordagem do assédio moral no trabalho vem se intensificando em decorrência do avanço dos direitos e da preocupação com a saúde do trabalhador. A gestão social dessas relações conflituosas e assimétricas exige um olhar interdisciplinar para as articulações entre o subjetivo, o social, e o organizacional. Dicute-se a necessidade da compreensão do assédio moral na perspectiva da ética e da garantia de direitos. Utilizando-se o paradigma da complexidade de Morin, a sociologia crítica de Gaulejac e o paradigma da complexidade aplicado à Psicologia por González-Rey, analisa-se o assédio moral como um sistema complexo, com relações rígidas entre sujeitos sociais. Sugere-se intervenção com equipe interdisciplinar para criação de estratégias que possibilitem a abordagem desse sistema, buscando instaurar o diálogo e explicitar as contradições nessas relações assimétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Belisario Ribeiro, Prefeitura Municipal de Nova Lima

Psicóloga da Prefeitura de Nova Lima. Pós Graduada em Psicologia pela PUC/MG. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Belisario Ribeiro, V. A. (2019). Enfrentamento do assédio moral no trabalho: dimensões institucionais e aspectos subjetivos. Barbarói, 1(51), 193-211. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v51i1.6236

Edição

Seção

Artigos