O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social

Autores

  • Maria Luisa Bissoto UNISAL, PPGE, CAMPUS MARIA AUXILIADORA AMERICANA, SP
  • Maria Isabel Vicente UNISAL, CAMPUS MARIA AUXILIADORA, COORDENAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.6407

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Bissoto, UNISAL, PPGE, CAMPUS MARIA AUXILIADORA AMERICANA, SP

Doutora e Pós-doutora em Educação, docente do PPGE do UNISAL, campus Maria Auxiliadora, e dos cursos de graduação em Pedagogia e Serviço Social. Integra o grupo de pesquisa CAIPE- Conhecimento e Análise das Intervenções e Práxis em Educação Sociocomunitária, vinculado ao CNPq. E-mail: maria.bissoto@am.unisal.br

Maria Isabel Vicente, UNISAL, CAMPUS MARIA AUXILIADORA, COORDENAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Doutora e Pós-doutora em Educação, docente do PPGE do UNISAL, campus Maria Auxiliadora, e dos cursos de graduação em Pedagogia e Serviço Social. Integra o grupo de pesquisa CAIPE- Conhecimento e Análise das Intervenções e Práxis em Educação Sociocomunitária, vinculado ao CNPq. E-mail: maria.bissoto@am.unisal.br

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Bissoto, M. L., & Vicente, M. I. (2020). O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social. Barbarói, (57), 218-238. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.6407

Edição

Seção

Artigos