O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.6407Resumo
O objetivo do estudo é avaliar se o alinhamento entre ensino e pesquisa, como didaticamente proposto no âmbito de um curso de graduação em Serviço Social, vem trazendo contribuições para dois componentes fundamentais a aprendizagens acadêmicas e profissionais bem sucedidas: a autorregulação e a motivação. Metodologicamente, busca-se estabelecer comparações entra as características dessa proposição didática e um modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, empregando-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado aos alunos do referido curso. Como resultados, consideramos que é possível afirmar que o desenvolvimento de metodologias didático-pedagógicas fundadas na associação ensino e pesquisa mostrou-se relevante para que os alunos elaborassem estratégias cognitivas para gerir, interpretar e organizar a informação, colaborou para uma melhor administração do tempo dispendido para as atividades acadêmicas, mobilizou a consciência quanto à construção da identidade profissional, influenciando na determinação em concluir os estudos e a na motivação para ser bem sucedido. Destacamos a importância que o grupo exerce sobre o desenvolvimento da autorregulação e da motivação, aspectos que podem ser mais aprofundados nas discussões sobre novas metodologias para a Educação Superior.Downloads
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Publicado
2020-07-05
Como Citar
Bissoto, M. L., & Vicente, M. I. (2020). O ensino como pesquisa e o desenvolvimento da autorregulação na educação superior: um estudo na graduação de Serviço Social. Barbarói, (57), 218-238. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.6407
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Artigos
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