Contexto de trabalho e custo humano no trabalho: um estudo com trabalhadores portuários de transporte

Autores

  • Rosana Marques da Silva UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
  • Bruna Thays de Limas UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - SC
  • Leonardo Santos Pereira UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - SC

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.6410

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador. Fatores psicossociais de risco. Trabalhador portuário

Resumo

Esta pesquisa aborda questões relacionadas à saúde do trabalhador, na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, focando os fatores psicossociais de risco no contexto do trabalho portuário. Os objetivos do estudo foram investigar como os trabalhadores avaliam a organização, as relações socioprofissionais e as condições de trabalho, e as principais exigências decorrentes das atividades executadas. Caracteriza-se como estudo quantitativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada com 35 trabalhadores portuários de transporte de um terminal portuário privado, por meio da aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e da Escala de Custo Humano no Trabalho (ECHT), ambas componentes do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, sendo utilizado o cálculo de média, desvio padrão e alpha de Cronbach. Os resultados apontaram na EACT avaliações críticas nos fatores organização do trabalho e condições de trabalho. Na ECHT, o fator custo cognitivo apresentou classificação crítica, sendo que os resultados de todos os itens avaliados concentram-se nas avaliações crítica e grave. O custo físico também apresentou avaliação crítica, principalmente nos itens relacionados ao sistema osteomuscular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Marques da Silva, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI

Docente do curso de psicologia da UNIVALI desde 2001. Atua na área da psicologia organizacional e do trabalho, com focos em gestão de pessoas e saúde do trabalhador.

Bruna Thays de Limas, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - SC

Acadêmica do 10º período do curso de psicologia - UNIVALI -SC

Leonardo Santos Pereira, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - SC

Mestre em Administração (UNIVALI); docente do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

da Silva, R. M., de Limas, B. T., & Pereira, L. S. (2016). Contexto de trabalho e custo humano no trabalho: um estudo com trabalhadores portuários de transporte. Barbarói, (46), 98-118. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.6410

Edição

Seção

Artigos