Perspectivas de adolescentes sobre a prática de cuidado dos irmãos: um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.6538

Palavras-chave:

Irmãos, Cuidadores, Adolescente

Resumo

Este estudo buscou investigar as perspectivas de adolescentes sobre a prática de cuidado dos irmãos. A amostra foi composta por seis adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 11 e 19 anos. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e as informações foram submetidas à análise de conteúdo. Ressalta-se a importância das atividades desempenhadas pelos adolescentes no contexto familiar para o sustento da família. A percepção do cuidador sobre o cuidado dispensado aos irmãos conteve aspectos positivos e negativos, sendo também considerada uma prática normal e rotineira. Dentre os pontos positivos, constatou-se transmitir algo de bom aos irmãos, os desafios e facilidades na realização de atividades de cuidado com os irmãos menores. A prática do cuidado pode contribuir para o sentimento de importância no contexto familiar, como também ser percebida como uma falha das mães no cumprimento de suas responsabilidades. As percepções negativas referiram-se à limitação dos tempos de lazer, à rotina estressante e à mediação de brigas entre os irmãos menores. Evidencia-se a importância de analisar o que essa prática representa para os adolescentes cuidadores, já que esta pode estar associada a sentimentos de desconforto, influenciar o bem-estar, bem como limitar a realização de atividades de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Koltermann, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Meiridiane Domingues de Deus

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (2015) e Mestra em Psicologia, área de concentração: Psicologia da Saúde (2016) pela UFSM. Especialista em Design Instrucional. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico (2020).

Samara Silva dos Santos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Koltermann, G., Deus, M. D. de, & Santos, S. S. dos. (2021). Perspectivas de adolescentes sobre a prática de cuidado dos irmãos: um estudo qualitativo. Barbarói, (58), 47-64. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.6538

Edição

Seção

Artigos