Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.6566

Palavras-chave:

hermenêutica, pesquisa em educação, compreensão.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear as implicações metodológicas do debate hermenêutico como possibilidade compreensiva para o avanço das pesquisas em educação. O texto inicia discutindo o paradigma da modernidade e faz uma crítica às concepções tradicionais de linguagem, tendo em vista a sua incompatibilidade com algumas pesquisas das áreas das ciências humanas. Em seguida, discorre sobre as especificidades da pesquisa em educação no Brasil, tecendo interpretações sobre os fenômenos socioeducativos. Por fim, apresenta o rigor conceitual da hermenêutica que propõe questionar o sentido das teorias e ações pedagógicas no âmbito da pesquisa, a fim de (des/re)contextualizá-las às práticas educativas. As principais contribuições da hermenêutica para o campo da educação revelam uma sensibilidade para o olhar e a fala do outro, cujas expressões das relações culturais são constituintes da necessidade de ensinar a compreensão da própria sociedade que engloba as experiências pedagógicas de provocar a reflexão e a compreensão dos conteúdos textuais, buscando os sentidos das razões objetivas, subjetivas e sociais que brotam nas entrelinhas da linguagem pedagógica. Seguindo pelas trilhas da hermenêutica, aprendemos e ensinamos que na racionalidade pedagógica não lidamos com a compreensão dos objetos, nem com a compreensão da totalidade dos objetos, mas com o todo do nosso compreender humano em sua globalidade.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Cristine Gabriela de Campos Flores, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE.

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Canoas e bolsista da FAPERGS. Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle (2016). Possui graduação em Pedagogia (2011) e Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2013). E-mail: cristinegabriela@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos