Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão?
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.7688Palavras-chave:
Neoliberalismo. Psicologia Histórico-Cultural. Trabalho docenteResumo
O ensaio objetiva analisar o papel docente nas políticas educacionais de cunho neoliberal a partir da Psicologia Histórico-Cultural, discutindo a valorização do papel da educação escolar e do professor na formação humana como forma de enfrentamento à intensificação e esvaziamento do trabalho docente. A partir de autores que têm discutido a influência neoliberal nas políticas educacionais propõe o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural como reflexão sobre possíveis formas de enfrentamento das ideologias neoliberais de desvalorização do papel docente. Portanto, identifica no primeiro momento o papel da educação e do professor nas políticas educacionais após os anos 1990 e, no segundo, apresenta algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para pensar o papel contributivo da educação e do professor na formação humana.Downloads
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Publicado
2019-10-21
Como Citar
Nascimento, Élida F., Matos, L. A. L., & Zibetti, M. L. T. (2019). Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão?. Barbarói, 1(53), 49-66. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.7688
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Artigos
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